Como trabalhar de freelancer é a dúvida de muitas pessoas, mas é muita mais simples do que imagina. O mais interessante é que pode trabalhar nas mais diversas áreas e de qualquer lugar do mundo. Além disso, com tantas situações de desemprego essa pode ser uma área muito interessante.
Trabalhar como freelancer permite conquistar liberdade geográfica
O desejo por independência financeira e por liberdade geográfica pode influenciar muito pela procura de trabalhos freelancer. Então, para ajudar você, separei 5 dicas para começar nesse mercado.
Como trabalhar de freelancer
Mesmo com a possibilidade de definir o seu horário de trabalho, já que como freelancer tem liberdade de tempo e liberdade geográfica, é preciso ter foco e disciplina para não se perder e conseguir conquistar o máximo de trabalho que puder.
Acompanhe as dicas que separei para ajudar você a começar a trabalhar como freelancer.
Defina uma especialidade
Para você começar como freelancer é importante definir em qual área você vai trabalhar. Você até pode ter muitas habilidades, mas é interessante ficar em apenas uma área ou no máximo duas. Dessa forma, você vai entender quanto tempo demora para realizar determinadas tarefas, para saber quantos jobs consegue pegar no mês, por exemplo.
Outro ponto bem importante é conquistar um espaço no mercado na área escolhida. Quando você escolhe uma única especialidade, as chances de ficar conhecido como especialista começa a aumentar e as indicações também.
Busque pela área que você gosta. Por exemplo: se você manda bem no português, gosta de escrever e de estudar, a área de produtor de conteúdo pode ser uma excelente ideia. Agora, se você é bom no inglês, a área de tradutor pode ser a melhor opção.
Não esqueça que precisa ter foco e responsabilidade para entregar todos os trabalhos no prazo e não ficar com uma reputação ruim no mercado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o freelancer tem uma reputação a zelar.
Para descobrir como trabalhar de freelancer é preciso organizar as finanças
Muitas pessoas trabalham em paralelo, ou seja, com um trabalho fixo e com o freelancer. Agora, se você decidir trabalhar apenas como um freelancer é bom começar a ter uma organização financeira.
O trabalho como freelancer é instável, ou seja, em um mês você pode faturar muito bem, mas no outro mês você pode faturar bem menos ou até zero reais. Por isso, é preciso se organizar financeiramente para não se perder e acabar se enrolando com o dinheiro.
Não deixe de organizar as suas finanças
Se você quer ser um freelancer para conquistar sua liberdade geográfica ou até mesmo ser um nômade digital – aqui no blog você encontra artigos falando sobre os dois assuntos – é preciso lembrar que terá um gasto a mais, já que você vai trabalhar fora de casa. Por isso o controle financeiro é ainda maior.
Tenha uma tabela de preços
Você não pode sair cobrando muito alto. Afinal, os clientes ainda estão te conhecendo e você ainda não conseguiu mostrar a qualidade do seu trabalho. Agora, um ponto muito importante também é não colocar um preço muito baixo, quando você “barateia” demais o seu trabalho, muitos podem não confiar que é de qualidade.
“Então, quanto cobrar?” Se você não tem nenhuma ideia de quanto a galera da sua área tem cobrado, é importante que você comece a pesquisar. Não que você precise cobrar exatamente igual, mas isso te ajuda a ter uma base.
Se a sua área permite que você faça pacotes, como pacotes de textos, é interessante que você já tenha uma tabela de preços para consulta. Por exemplo: 10 textos de XX palavras custam YY valor. 15 textos de XX palavras custam YY valor.
Caso você comece cobrando mais barato, depois que pegar ainda mais experiência e tiver um bom portfólio para mostrar, você poderá cobrar mais alto pelo seu trabalho.
Conquiste os seus primeiros clientes
“Como trabalhar de freelancer?” “Como conquistar clientes?” Talvez essas são as dúvidas que mais surgem nesse mundo de freelancer. Então, chegou a hora de saber como conquistar os primeiros clientes.
É preciso realizar cadastro nas plataformas de freelancer para captar esses primeiros clientes. Abaixo você vai conhecer algumas plataformas interessantes para você realizar o seu cadastro:
Workana
99freelas
Freelancer.com
Esses três são os sites mais conhecidos para encontrar trabalho como freelancer. Cada um tem suas regras, mas todos são excelentes para a captação. Então, você vai colocar suas experiências, portfólio se você tiver e vai selecionar qual área quer encontrar projetos. Depois disso, você vai passar a encontrar diversos projetos na área que você escolheu e poderá enviar propostas para elas.
É interessante que você faça propostas bem personalizadas para que o cliente perceba que você realmente se interessou naquele projeto. Enviar uma proposta meio que copia e cola não é muito legal e dificilmente recebe uma resposta.
Importante: Os clientes podem avaliar o seu serviço e essa avaliação ficará disponível para todas as pessoas que acessarem o seu perfil. Então, faça um bom trabalho para ter boas avaliações e aumentar as suas chances de contratação. Além disso, você pode fidelizar aquele cliente e fazer com que ele te contrate novamente.
Tenha uma rotina
Quando você sai do CLT, você deixa de ter chefe e deixa de ter pessoas cobrando você pela entrega das suas tarefas. Não tem mais ninguém para definir a entrega de um projeto. Sem mais horário para chegar. Não tem mais tempo contado para o almoço. Tudo isso pode ser incrível, e de fato é. Porém, é importante lembrar que você terá que se cobrar para conseguir entregar tudo que prometeu aos seus clientes.
Tenha uma rotina para trabalhar como freelancer
Se no início você não conseguir criar uma rotina eficiente, o ideal é pegar poucos projetos para não deixar nenhum cliente na mão. Afinal, se você vacilar com um, pode prejudicar bastante a conquista de novos clientes, principalmente se você estiver no início. Lembra que os clientes podem avaliar o seu trabalho? Se você não tem uma rotina eficiente e acaba prejudicando um cliente, você não vai receber o pagamento e ainda terá uma avaliação negativa na plataforma.
O interessante é você estabelecer horários de trabalho e organizar toda a sua semana baseado nas datas de entrega de projetos. Escolha uma ferramenta para se organizar, não importa se é analógica ou digital, o importante é que seja eficiente. Se cobre para começar a trabalhar e também para finalizar os trabalhos. Seja o seu pior chefe e o seu melhor funcionário.
Com essas 5 dicas você já pode começar a trabalhar como freelancer. Aquela pergunta lá do início “Como trabalhar de freelancer?” foi respondida com todo esse passo a passo. É muito possível conquistar a liberdade financeira trabalhando apenas como freelancer, você só precisa ter foco e conhecimento para conquistar cada vez mais clientes ou até mesmo fidelizá-los.
Deixe um comentário