Você está à procura de novos hobbies para gerar renda extra com o Marketing Digital? Mas ainda não sabe como entrar nesse mundo e o que exatamente fazer? Venha comigo para descobrir algumas das principais profissões da área!
Muitas pessoas relatam que gostariam de se especializar em alguma profissão do Marketing Digital. Porém não sabem exatamente onde procurar, ou por onde começar.
Por isso, separamos 7 profissões do Marketing Digital para os gostos mais variados. Dessa forma, você pode começar a ter um norte no assunto.
A dedicação constante na área que você mais se identificar pode te proporcionar uma mudança de vida e Transformar as suas finanças de uma forma inacreditável.
1- Criador de conteúdo

O criador de conteúdo digital lucra de diversas formas. Pois existem milhares de opções de conteúdo capazes de gerar a monetização.
● Você pode criar conteúdos falando sobre os seus assuntos favoritos com o nicho apropriado. Como futebol, viagens, maquiagens, artistas favoritos, séries favoritas. Para isso, você precisará apenas de um público que interaja com você.
● Pode também criar conteúdo ensinando alguma coisa. Ou compartilhando curiosidades sobre determinados assuntos. Além de poder mostrar suas habilidades.
● Pode criar conteúdo voltados a comédia e entretenimento. Criar conteúdo sobre assuntos mais sérios como política e ideologias sociais. Ou seja, as suas opções são realmente ilimitadas!
O criador de conteúdo está presente nas redes sociais como o Instagram e o Facebook. Além do Youtube, Blogs, Podcasts no Spotify. Afinal, não existe uma forma correta de criar conteúdo. Apenas faça do jeito que mais se encaixar com você!
2- Atendimento ao cliente
Milhares de empresas grandes contratam diariamente para o atendimento ao cliente. Como a Amazon, Natura, Magazine Luiza, PicPay, Nubank, Workana e etc.
Como são empresas com um grande número de consumidores, a demanda é enorme. Portanto, é preciso de um grande time de colaboradores. A fim de dar conta de responder todas as dúvidas dos clientes e resolver possíveis problemas.
Ideal para quem curte comunicação e tem talento para resolver situações.
As oportunidades para esse trabalho aparecem o tempo todo e as opções são ilimitadas. Dessa forma, você pode trabalhar para empresas de todos os nichos possíveis. Basta escolher as suas preferências!
3- Redator

O redator é aquela pessoa apaixonada por ler e escrever, e realizar pesquisas de nichos. Ele cria e revisa textos, escreve artigos, legendas para publicações em redes sociais, e-mails, peças publicitárias…
Basicamente, é responsável pelas partes escritas da internet.
Dessa forma, você pode atuar como redator freelancer em diversas plataformas. Além de poder fazer parcerias com empresas e agências para auxiliá-los com a demanda de textos.
A demanda é enorme! Pois muitos donos de negócios não contêm facilidade com a escrita e necessitam dela para atrair mais clientes. Portanto, você pode adicionar muito aos projetos.
Além de poder encontrar diversos materiais informativos na internet para te ajudar nessa jornada.
Afinal, existem diversos cursos gratuitos ensinando os princípios básicos da redação publicitária, formas de escrita persuasiva. Principalmente na plataforma da Rock Content, onde você encontrará materiais ricos.
4- Designer
O design é a profissão ideal para os apaixonados por desenhar. Afinal, designers são responsáveis pela criação de artes para publicações de redes sociais, de logotipos para marcas e empresas, infográficos…
Existem várias formas de atuar como um designer. O lettering, por exemplo, é um campo do design focado em escritas criativas.
Refere-se ao desenho de letras dos mais variados estilos. As letras utilizadas no logotipo da Coca-Cola, por exemplo, são um lettering.
Para o sucesso de uma marca ou empresa, ela precisa ser memorável. Portanto, é aí que entra a importância de contratar um bom designer. Para criar logotipos que fiquem na cabeça dos clientes.
Quanto mais memorável for a arte que remete a aquela marca, mais atrairá clientes fiéis. Assim, multiplicará as vendas.
O universo do design também tem muita demanda! Você nunca ficará sem trabalhos para fazer.
5- Analista de métricas

O analista de métricas auxilia no Marketing Digital de empresas e agências mensurando resultados de canais de comunicação.
Ou seja, se aquela empresa compartilha informações sobre os seus produtos e serviços em Landing Pages de sites, redes sociais, Youtube…
O analista de métricas é aquele que identifica de onde os clientes estão vindo. E qual das fontes de tráfego está de fato obtendo mais sucesso.
Ele consegue saber com exatidão quantos clientes aquela página trouxe, quantos deles realmente se cadastraram, quantas vendas foram feitas…
Ele analisa os números e consegue dar informações mais precisas. Por exemplo: quanto foi gasto em determinada campanha, quanto de lucro foi obtido e se “valeu a pena”. O retorno sobre o investimento.
Em redes sociais, ele consegue identificar o alcance das publicações e o seu engajamento.
Dessa forma ele ajuda a traçar estratégias mais efetivas para aumentar o número de clientes e de vendas. Afinal, reforça o que está dando resultado e ajusta o que não está.
É a profissão ideal para quem tem facilidade com números. E gosta de estar por dentro de saber o que gera resultados no mundo do marketing.
6- Analista de SEO
Para explicar essa profissão, primeiro você precisa estar familiarizado com o conceito de SEO.
SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca. É basicamente um conjunto de técnicas utilizadas para fazer com que aquela página seja mostrada com mais alcance pelo Google.
Dentre as técnicas de SEO está a utilização das palavras-chave mais buscadas pelos clientes. E também a escrita de um texto focada em fazer com que o leitor fique naquela página por mais tempo. Para que o Google entenda que ela é interessante!
O analista de SEO é responsável por realizar uma análise de técnicas capazes de gerar o melhor ranqueamento possível e atrair mais leitores.
Ele realiza pesquisas de palavras-chave mais buscadas. E atua em conjunto com o analista de métricas, pois as suas funções se complementam.
A demanda é muito grande também! Pois diversos empreendedores não conseguem crescer os seus negócios pois não entendem nada sobre técnicas de ranqueamento.
Consequentemente, se frustram com os resultados negativos e precisam de alguém para realizar essa função em seu projeto.
7- Tradutor
Se você possui facilidade com idiomas e é fluente em dois ou mais, você poderá lucrar muito realizando a tradução. Tanto de textos como vídeos, roteiros, livros e legendas.
Portanto, gostar de escrever também ajuda, e muito!
O inglês é o idioma mais falado em todo o mundo. Ou seja, a grande maioria das empresas precisam trabalhar com o inglês para obterem sucesso.
Mas nem sempre os seus funcionários tem conhecimentos avançados no inglês. E por isso, para manter o funcionamento de diversas empresas, elas precisam contratar um tradutor.
A demanda é muito maior do que você imagina. Dessa forma, você pode escolher cobrar por página traduzida ou até mesmo por palavra. E já te adianto que o retorno financeiro vale muitíssimo a pena!
A facilidade com idiomas é um dom que realmente são poucos que tem. Portanto, não deixe as suas habilidades paradas sem gerar lucro.
E saiba que não é apenas o inglês! A fluência em diversas línguas é muito valorizada e a capacidade de tradução ainda mais.
Agora que você conhece algumas das principais profissões do marketing, analise qual delas combina mais com você e mãos à obra!
Afinal, o Marketing Digital te proporcionará a sua liberdade financeira tão sonhada.
Gostou do conteúdo? Veja mais:
Como trabalhar de freelancer: 5 dicas para iniciar nesse mercado!
Deixe um comentário