
Você quer trabalhar com o Marketing Digital mas acha que não sabe vender bem? E que não tem esse dom? Pois pode tirar isso da cabeça, pois hoje, te daremos 4 dicas para se tornar um bom vendedor e aplicar as técnicas certas!
Aprenda a alavancar os seus projetos e adquirir mais auto-confiança para conseguir dobrar as suas vendas.
1- Destrua a ideia de que vender bem é um dom de nascença
Já escutamos várias vezes alguma pessoa falando “ah, fulano nasceu com o dom de vender, tem uma lábia boa e consegue convencer qualquer pessoa”.
E essa crença de que saber vender é algo de nascença pode causar uma auto sabotagem, pois você acha que se sentir que não tem esse dom, é porque nunca terá.
Porém essa ideia é falsa, pois qualquer pessoa que realmente esteja empenhada em fazer dar certo, pode aprender técnicas de venda e melhorar a comunicação.
Não importa se você é tímido, não gosta de aparecer e tem poucas habilidades sociais. Pois com o esforço e persistência necessários, você pode sim se tornar um bom vendedor.
2- Entenda que vender bem é uma habilidade que precisa ser aprimorada

Vender é uma jornada cheia de pedras no caminho. Você vai adquirindo essa habilidade com o tempo e com inúmeras tentativas. Você vai ouvir vários nãos, vai se frustrar, e terá tempos em que você não conseguirá concluir nenhuma venda.
É necessário que durante o processo você também treine a sua inteligência emocional para que não se deixe levar pelas respostas negativas, e não desista por causa disso. Afinal, chutar o balde quando tudo estiver dando errado não é uma boa ideia.
Conheço histórias de afiliados que levaram meses e meses para realizar a primeira venda. Se frustraram bastante por muito tempo sem ver resultados. Mas a partir da primeira, as vendas decolaram e o afiliado conseguiu conquistar a sua liberdade financeira.
Ou seja, mesmo que seja um trabalho que é um pouco desafiador ás vezes, o que você colhe com isso faz tudo valer a pena!
3- Entenda a dor/o problema da persona
Para ser um bom vendedor, você precisa realizar pesquisas para conhecer mais o seu nicho. Você precisa saber com quem está se comunicando, e do que o seu público precisa.
Se você vende um produto, por exemplo, você precisa ler as avaliações dele, entender o que o cliente espera, checar os concorrentes e comparar as diferenças. Pois todo esse processo é essencial para vender bem.
No processo de venda você precisa começar sempre abordando o problema do consumidor. Logo, você mostra as possíveis soluções, e, no final, você mostra o seu produto e aborda ele como a única coisa que seria capaz de resolver aquele problema do consumidor.
Descobrir qual é o ponto forte do produto, ou seja, o que faz alguém querer comprá-lo e focar bastante nesse aspecto quando estiver tentando convencer o seu cliente.
Dessa forma, você aumentará as suas chances de maneira significativa. Afinal, as técnicas são o que garantem o sucesso.
4- Conheça os gatilhos mentais mais utilizados para conquistar o cliente e poder vender bem

Os gatilhos mentais são técnicas que servem para fazer o cliente sair da sua zona de conforto e partir para a decisão imediata. Ou seja, estímulos que agem diretamente em seu cérebro.
Aqui está uma breve descrição dos que mais funcionam:
Autoridade
É quando você mostra que é expert naquele assunto e tem propriedade para falar sobre ele. Os clientes se sentem mais seguros e confiam mais no seu produto quando você demonstra saber do que está falando.
Quando estamos com dúvida de alguma coisa, recorremos a alguém com autoridade sobre aquele determinado assunto, não é?
Outra coisa que gera autoridade é: comentários positivos sobre aquele produto feitos por uma figura pública, uma pessoa conhecida e respeitada. É por isso que, para aumentar as vendas, muitas marcas fazem parcerias com pessoas famosas.
Escassez
A técnica do gatilho mental da escassez é gerar uma sensação de perda no cliente. O famoso “compre agora, pois o produto está quase esgotando!” “O desconto só valerá por duas horas, e depois retornará ao preço inicial”.
Isso faz com que o cliente fique com medo de perder aquele produto e logo, sai da sua zona de conforto e efetiva a compra.
Pode ser que ele nem estava tão interessado na compra, mas o gatilho da escassez gerou algo psicológico que fez ele pensar que precisava comprar aquilo imediatamente.
Prova social
Esse é um dos gatilhos mentais que mais funcionam. Pois a prova social é nada mais e nada menos do que avaliações positivas dos clientes que consumiram o produto.
Não há nada melhor para convencer alguém de realizar uma compra, do que mostrar resultados positivos anteriores. Mostrar que o produto já foi testado e aprovado.
Por exemplo: você está vendendo uma máscara de hidratação para cabelos femininos. Se você comentar que uma cliente utilizou essa máscara e percebeu uma transformação enorme no cabelo dela, que ficou bem mais bonito e com mais brilho, a chance de mais clientes se interessarem é gigante!
Se você criou um site para divulgar os produtos que está revendendo, sempre deixe um pequeno espaço dos conteúdos para anexar avaliações positivas que o produto já recebeu. Dessa forma, você venderá bem mais.
Urgência:
Como o nome já diz, é aquele gatilho mental que faz o cliente acreditar que ele precisa do seu produto agora mesmo, e que ele irá resolver todos os seus problemas. O famoso “é agora ou nunca”.
É um dos melhores para garantir resultados nas vendas online. Afinal, aumenta a sua taxa de conversão de uma forma inacreditável!
Ás vezes o leitor está dando “só uma olhadinha” no seu conteúdo, sem a intenção de comprar. Mas se depara com aquela chance única que pode mudar a sua vida, e a partir daí, ele não poderá mais ignorar e partirá para a compra.
Storytelling
Para finalizar, vamos descrever uma das técnicas de gatilhos mentais mais clássicas.
O storytelling é a arte de contar histórias de natureza heróica, com aquele tom de superação. Você pode contar sobre aquele cliente que passava por diversas dificuldades até conhecer o seu produto, que foi responsável por mudar completamente a vida dele para melhor, superando os obstáculos.
São aquelas histórias que geram um sentimento de esperança, e emociona quem as escuta. Faz com que se identifiquem, e se imaginem no lugar do protagonista.
Conectar-se ao emocional de seus clientes é uma das formas mais efetivas de convencê-los de algo. Ao contar histórias, o seu produto se torna único. Diferente dos demais. E consequentemente, acaba saindo na frente.
São técnicas poderosíssimas!
Agora que você já conhece os gatilhos mentais mais poderosos do Marketing Digital, experimente impulsionar as suas vendas 10x mais com eles.
Mas lembre-se de sempre ser honesto e falar a verdade para os clientes. Pois os gatilhos mentais não são técnicas de desonestidade e manipulação, eles servem apenas para dar um toque final e tirar o cliente da sua zona de conforto para que ele realize a compra de imediato.
Eles fazem parte da nossa rotina e estão presentes na maioria dos ambientes! Comece a utilizá-los agora para vender bem!
Conheça o melhor treinamento de marketing digital que poderá mudar a sua vida financeira. E o melhor de tudo é que você poder trabalhar de onde quiser, desde que tenha um computador, smartphone e internet disponível. (Clica AQUI).
Gostou do conteúdo? Veja mais:
Deixe um comentário